Notícias
A freguesia
A paróquia
História
Galeria
Tradições
Locais de interesse
Informações
Associativismo
Localização
Livro de visitas
Orgãos autárquicos
Obras
Informação autárquica
Heráldica
Contactos
A Freguesia de Rossas

Com cerca de 16 quilómetros quadrados de superfície e situada a seis quilómetros de Arouca, a cujo Concelho pertence e do qual é uma das vinte freguesias, Rôssas situa-se numa encruzilhada de rios e caminhos. Aqui se encontram as estradas nacionais 326 e 224 e o rio Arda recebe o Urtigosa, cujas águas, assim juntas, se dirigem ao rio Douro e ao mar.

No centro de Rossas a capela de nossa Senhora do Campo. Coroando um pequeno outeiro, empresta e infunde um sentido religioso a toda a paisagem.
A freguesia desdobra-se em volta dessa capela, descendo em terra fértil e verdejante, subindo depois em campos socalcados e finalmente em montes e montanhas que lhe fecham os horizontes.       

Faz fronteira, no mesmo concelho, com as freguesias de Santa Marinha de Tropeço, Várzea, S. Miguel de Ûrro, Chave e Cepelos (do concelho de Vale de Cambra).

É composta pelos seguintes lugares: Alagoa, Baladia, Barroca, Bouça Vedra, Cabo, Camarão, Comenda, Cardenha, Carreiros, Carvalheiros, Carvoeiro, Cavada, Corregato, Costa, Devesa, Eidim, Felgueira, Fonte, Fontela, Junqueira, Lomba, Martinho, Outeiro, Parcearia, Paço, Passal, Penedo, Pé da Cruz, Pinhal, Portela, Povoa, Provezende, Quebrada, Regadas, Ribes, Saril, Senras, Sequeiros, Seixal, Sibanas, Sinja, Silveiros, Souto, Sub-Rêgo, Telarda, Terçoso, Torneiro, Travessa, Trigal, Vale, Vale do Rodízio, Varziela, Vila Coval e Zendo.

Integrada no concelho de Arouca, distrito de Aveiro, a freguesia de Rossas está localizada a cerca de 6 km da sede concelhia, o seu orago é a Nossa Senhora da Conceição, no entanto, uma outra celebração reúne bastantes fiéis, trata-se da festa de Nossa Senhora do Campo, realizada no segundo Domingo de Agosto.