Notícias
A freguesia
A paróquia
História
Galeria
Tradições
Locais de interesse
Informações
Associativismo
Localização
Livro de visitas
Orgãos autárquicos
Obras
Informação autárquica
Heráldica
Contactos
Locais de interesse
O património...

A freguesia de Rossas conta no seu interior com alguns elementos arquitectónicos que merecem um olhar atento de quem por estas bandas passeia, entre outros podemos destacar algumas casas particulares mas interessantes do ponto de vista arquitectónico, a sublinhar: Casa do Outeiro, antiga casa da familia de D. Domingos Pinho Brandão (bispo auxiliar da diocese do Porto), Casa da Quinta Campo de Fora; Casa da Comenda; para além destas que podem ser consideradas casas de famílias abastadas, tendo por isso uma linha arquitectónica mais fina, temos também as casas rurais utilizadas pelas pessoas do povo, algumas delas já em ruínas outras destruídas, ainda restam algumas que mantêm a sua traça original, sendo totalmente construídas em granito, e as quais podemos observar em algumas aldeias de Rossas.

Temos ainda nas margens do rio Urtigosa e Arda os tradicionais moinhos de água onde em tempos passados se moíam os cereais que se cultivavam nas terras, alguns deste moinhos sofreram uma restauração no âmbito de um programa de recuperação lançado pela junta de Freguesia de Rossas em colaboração com a associação URTIARDA, programa cofinanciado (…).
Os fontanários outrora indispensáveis na sobrevivência dos povos, de entre os quais, pode-se referir o fontanário da fonte dos cavalos.

Uma das características inerentes à freguesia são os marcos que delimitam a freguesia (os quais tem a cruz de malta esculpida) situavam-se nos limites da freguesia e na altura limitavam esta, alguns já desapareceram. No entanto ainda é possível encontrar alguns em bom estado de conservação, alguns ainda no seu local inicial outros entretanto foram deslocados inclusive usados como pedras para muros.

Podemos também referir o património natural, as paisagens que podemos apreciar por toda a extensão da freguesia, desde o fértil vale até à montanha, sendo no entanto de realçar as margens dos rios Urtigosa e Arda, onde o Viandante poderá aproveitar para passar uns momentos aprazíveis tendo para isso alguns locais com comodidades para estes fazerem um piquenique, como é o caso do parque de Sinja na margem do Urtigosa.